COMO MELHORAR SUA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO NOS ESTUDOS

COMO MELHORAR SUA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO NOS ESTUDOS

Não é novidade para ninguém que a prática de estudar pode ser um grande desafio para as pessoas, isso porque é uma atividade que requer um grande gasto de energia e faz com que nosso corpo não sinta vontade de realizar e se você for uma das pessoas que não sentem prazer em estudar isso se torna ainda mais difícil. Mas calma, não precisa se desesperar pois, pensando em ajudar a você a realizar essa missão que parece tão impossível resolvemos trazer as melhores dicas de como vocês podem melhorar seu rendimento nos estudos de forma a deixar você bastante satisfeito com os resultados, se você ficou interessado é só conferir as dicas logo abaixo.

DICA 1 – CUIDADO COM SEU SONO

Sei que você já deve está careca de ouvir isso, mas essa questão é tão frisada porque ela é realmente importante, o ideal é que você durma a quantidade de horas suficientes para que seu corpo se sinta descansado e isso varia de pessoa para pessoa. A ciência afirma que a quantidade de horas de sono ideal está em torno de sete a oitos horas diárias, mas o que recomendamos aqui é que você faça um teste, vá tentando descobrir qual o horário é ideal para que seu corpo se sinta descansado e recarregado para que durante o dia você sinta mais disposição para realizar a suas atividades.

Além disso, é muito importante destacarmos aqui para vocês o fato de que é durante o sono que todo o aprendizado que você teve durante o dia é armazenado, por isso, depois de um dia cheio de estudos o ideal é que seu sono seja equivalente ao que seu corpo precisa para que você possa melhorá até a fixação dos conteúdos estudados.

DICA 2 – FAÇA EXERCÍCIOS DE MEMORIZAÇÃO

Pode ser um pouco difícil de você acreditar, mas a sua memória precisa de treino assim como seu corpo precisa de atividade física para melhorar. Isso porque nosso cérebro pode ter uma melhor capacidade de armazenar informações se praticarmos exercícios de memorização, visando afirmar para o nosso cérebro que guardas as informações sé importante, isso porque se você não se atentar a isso seu cérebro pode acabar entendo que guardar as informações não é importante e assim você sentirá muita dificuldade em lembrar das coisas que foi estudada. Por isso durante seu momento de estudos tente sempre está frisando para si mesmo a importância de guardar a informação que foi lida, como também ao longo do dia esteja realizando exercícios de memorização.

DICA 3 – FAÇA ANOTAÇÕES

Já foi comprovado cientificamente que fazer anotações durante seus estudos é uma técnica muito eficaz de aprendizado, mas calma não é anotações aleatórias, feitas de qualquer forma, o ideal é que elas sejam feitas de maneira organizada, de forma que as palavras façam sentido para você. Além disso, deve ser escrito com suas palavras da maneira como você entendeu o que acabou de ler ou de ouvir, não adianta nada você ficar copiando trechos de livros ou fala dos seus professores porque isso não ajuda no seu processo de entendimento.

DICA 4 – FAÇA EXERCÍCIOS DA MATÉRIA ESTUDADA

Não passe adiante o conteúdo se você não tiver realizado exercícios sobre ele, pois é somente na prática que você poderá perceber se realmente aprendeu o assunto ou não. O ideal é que você fazer cerca de 10 a 20 exercícios de cada tópico a ser estudados e analise as questões que você errou e observe se você errou por falta de conteúdo, falta de atenção se foi algum erro de cálculo. Enfim, o ideal é que você atente-se a esses detalhes, e perceba se realmente entendeu o conteúdo e acima de tudo: não se sabote, seja honesto consigo mesmo e se não entendeu algo volte e estude a teoria e aula novamente até que o conteúdo esteja claro em sua cabeça.

DICA 5 – CUIDADO COM SEU AMBIENTE DE ESTUDO

Essa dica sem dúvidas é a nossa dica de ouro, pois ela é muito importante para que você entenda que estuda é um processo que exige várias etapas e que se uma delas não for cumprida corretamente você poderá ter prejuízo em todas as outras. Por isso, vamos deixar claro que para que você consiga render ao máximo em seus estudos o ideal é que o ambiente no qual você irá estudar esteja disposto a te ajudar nisso. Por isso, quando for estudar procure um ambiente tranquilo, de preferencia totalmente silencioso, mas caso não haja busque aquele mais silencioso possível. Opte também por lugares arejados e com alguma vista calma e tranquila para que você não sinta sua atenção desviada por objetos do local.

Camaleão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *