FAKE NEWS: CONHEÇA SEU SIGNIFICADO E QUAIS SÃO SUAS CONSEQUÊNCIAS

FAKE NEWS: CONHEÇA SEU SIGNIFICADO E QUAIS SÃO SUAS CONSEQUÊNCIAS

Atualmente, tem sido bastante evidenciado o termo fake news pela mídia e também por parte da população como um todo, mas apesar de muitas pessoas usarem esse termo, poucas são as que realmente tem conhecimento acerca desse tema. Pois, mesmo que só esteja bastante evidenciado nos dias de hoje, as notícias falsas que circulam entre a população são bem antigas, inclusive essa prática costumava ser usada desde a idade antiga, como forma de manipulação da população, partindo principalmente de seus governantes.

O termo fake news significa notícia falsa, e o inglês acabou se consagrando no que diz respeito a essa fala. O que acontece é que essas notícias falsas reúnem informações mentirosas que passam a ser veiculadas como se fossem de fato verdade e isso pode acabar prejudicando uma pessoa, um grupo de pessoas ou até mesmo a sociedade como um todo.  Essas informações acabam sendo divulgadas principalmente por meio das redes socais.

As redes socais costumam a ser o alvo desse tipo de prática pelo fato de que muitas pessoas ao receberem alguma notícia ou informação via wathsApp ou instagram e até mesmo no próprio facebook não procuram se aprofundar a respeito dela e muitas vezes saem propagando e compartilhando com os demais e isso acaba se tornando um ciclo sem fim, aonde uma notícia não é verificada de forma correta e assim o que era uma grande mentira pode acabar se tornando uma verdade na boca das outras pessoas.

Existem muitas pessoas que afirmam que muitos presidentes conseguiram se eleger com base em fake news e que as redes socais foram o espaço ideal para que isso fosse possível. Mas, o que de fato fica evidente é que a falta de cuidado com as informações que são recebidas pode ser identificado como principal impulsionador dessa atitude.

Hoje em dia o grande volume de informações que são divulgadas nas redes socais e isso acaba tornando quase que impossível o controle absoluto dessas informações que são veiculadas. Por isso, acabam sendo uma missão de cada pessoa que recebe uma notícia ir atrás de verificar a sua veracidade ou não. Outro ponto que vale a pena ser ressaltado aqui sobre essa questão é o fato de que não está na cultura das pessoas, principalmente dos brasileiros, a busca pela informação completa ou pela confirmação da mesma, é muito comum que as pessoas leiam, acredite fielmente e repassem, não buscam ir a outros sites de notícias ou até mesmo buscar outras fontes acerca da informação de forma a confirma-la ou não.

Um dos casos mais chocantes no que diz respeito a fake news diz respeito a uma notícia que passou a circular nos meios de comunicação informando que a água causaria infarto e isso fez com que muitas pessoas passassem a divulgar essa informação como verídica e muitas pessoas decidiram até parar de beber água com medo de sofrer um ataque cardíaco. Isso é um exemplo do quão complexo esse assunto pode ser, pois as pessoas que são menos esclarecidas e estão localizadas em comunidades mais carentes costumam a ser os maiores alvos de pessoas ou grupos de pessoas que desejam trabalhar por meio da fake news e sabemos que o índice de analfabetismo funcional no brasil ainda é muito grande, o que infelizmente contribui bastante para agravar ainda mais essa situação.

Camaleão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *