O primeiro passo para retomar o controle de suas finanças pessoais

O primeiro passo para retomar o controle de suas finanças pessoais

Certamente você vê pessoas na rua com Carro do ano, Mercedes Benz, Audi’s recém-comprados. Vai pelos bairros na parte de cima da cidade, e vê grandes mansões, e você não pode deixar de se perguntar: Quando poderei comprar aquele carro. Viver em uma casa assim.

Você tem a tentação de pensar que todos os que tem esses carros e as casas nasceram ricos, mas sabe que não é assim. Você conhece alguns que começaram sem nada e hoje eles vão em seu Audi R8. Mas como eles conseguiram? O que fizeram de diferente? O que comem?

Ou: o Que eu faço, eu que me afasta dos meus sonhos?

Se em algum momento você teve uma reflexão bem, você não está sozinha(o). Mas sim, há um primeiro passo que deve dar para mudar o rumo.

É um passo a mais fácil do que você imagina. Fácil e rápido.

Será que você está pronta (o)? O lápis e papel na mão?

O primeiro passo é entender e aceitar a situação tal qual como é.
Assim como soa. Conheço várias pessoas que acreditam que estão em uma situação, mas na verdade estão em uma situação totalmente diferente.

Claudia* está fazendo o programa de Finanças Pessoais. Na primeira sessão me diz: “eu Não sei o que acontece: eu sou super austera, não gasto nada e não me alcança o dinheiro”. Eu perguntei: “Quanto você gasta por mês”. Rapidamente me respondeu: “1.500 EUROS”. “Impossível,” eu disse. Ao começar as contas para a terceira linha já estávamos indo em 2.000 EUROS.

Ana* e Miguel* estão acostumados a ganhar aprox. 12.000 EUR por mês. Tiveram um contratempo econômico, e passaram a ganhar aprox. 3.000 EUR, mas que continuam gastando ao ritmo de antes. Logo se viram “obrigados” a vender seu carro, seu apartamento, a ação do clube, tudo. Se demoraram um par de anos em entender a situação.

Acredite em mim: Se você acha que é igual a o que realmente é, você tem quilômetros de vantagem.

Mas como faço para entender a situação?
A situação financeira de uma família, e até mesmo de uma pessoa que tem muita informação. Basta lembrar a última vez que você fez a sua declaração de imposto de renda.

Lembre-se que, para compreender a situação, você deve ir GRATUITOS. GRATUITOS é a sigla para Ativos-Passivos-Receitas-Despesas.

Muitas pessoas com quem falei deste temam procuram ter registro apenas das DESPESAS, mas não do resto: Renda, Ativos e Passivos. Então, ao ter uma imagem incompleta vêm os casos como os de Claudia, a Ana e o Miguel.

Qual ferramenta usar?
Você pode usar desde o mais básico, como um papel e um lápis até o mais completo, como um aplicativo para o seu celular ou seu computador.

Temos uma opção intermediária (mais sofisticada do que um lápis e papel, mas mais simples do que um aplicativo, para que você entenda cada passo que você dá), que é um livro do Excel, que você pode baixar sem custo em nossa loja.

O mais importante é que não deixe a informação somente em sua cabeça. Transfere para o papel ou para um documento digital. Preste atenção nisso: em nossa ferramenta há 18 categorias básicas de despesas, cada uma divide-se em aprox. 4 linhas. 2 categorias em receitas. Pelo menos 4 ou 5 tipos de Passivos, cada um tem um valor e um custo. Convém, por outro lado, ter, no mínimo, 3, 4, 5 ou mais ativos, cada um dos quais tem um valor e produz uma renda. Com isso, somente você tem quase 100 dados. Se calculá-la isso a cada mês, o ano tem 1.200 dados; sem analisar, sem calcular variações nem nada. Sem fazer projeções.

É muita informação! Há que se ajudar!

Há um ditado que diz:

“As coisas em que se concentra o foco crescem como loucas”, de Andrés Monsegny.

Lembre-se que as Receitas correspondem ao dinheiro que se chega cada mês: o seu salário, comissões, bônus, rendimentos.

Despesas são os gastos: O mercado, a renda, os serviços ou fornecimentos, o ticket para ir ao cinema, o que paga pelo transporte público, ou por gasolina. Tudo isso.

Ativos são todos aqueles bens que se produzem renda: Imóveis rentados, certificados de depósito a termo e, em geral, todos os investimentos.

Passivos são os seus créditos ou dívidas.

Já anoté meu GRATUITOS (Ativos – Passivos – Receitas – Despesas). Agora o que eu faço?

A primeira coisa que você deve fazer é comemorar. ¡Deu um primeiro passo gigante!

Comemora
Comemora

Vamos calcular o seguinte (não se preocupe. São apenas 2 números).

Capacidade de poupança mensal = Renda mês – Egresso mês
Patrimônio = Ativos E Passivos. Com os dados do último mês do que ter informação.
Agora se vem para o bem!
Se a sua capacidade de poupança e de seu patrimônio são negativos, dizemos que está no quadrante 1.

Se a sua capacidade de poupança é positiva e seu patrimônio é negativo, você está no quadrante 2.

Se a sua capacidade de poupança é negativa e o seu patrimônio é positivo, você está no quadrante 3.

Se a sua capacidade de poupança e de seu patrimônio, ambos são positivos, você está no quadrante 4.

Você pode marcar uma cruzeta (sem arranhar a tela ?) no quadrante em que você está.

Quadrantes Situação Financeira

Muito interessante, e agora?
Se você está no quadrante 1, seu objetivo é chegar ao 2, reduzindo seus custos e aumentando seus lucros.

Se você está no quadrante 2, sua meta é chegar a 3, reduzindo suas dívidas e comprando, criando ativos.

Se você está no quadrante 3, o seu objetivo é chegar ao 4, reduzindo custos e aumentando seus lucros.

Se você está no quadrante 4, seu objetivo é alcançar a Liberdade Financeira, o que veremos em outros artigos. Neste caso, pode-se considerar um aluno avançado =).

Em resumo
O objetivo deste artigo é te convidar para que dês o primeiro passo do caminho para a abundância. O primeiro passo é entender detalhadamente sua situação atual.

Se você está interessado em seguir todo o processo para estruturar de forma profissional suas finanças, baixe nosso Guia para suas Finanças pessoais. Você vai encontrar a cada passo com mais detalhes.

Se você está totalmente decidido a dar-lhe volta à sua situação, reserva-se aqui a primeira sessão (sem custo) de nosso programa personalizado.

Eu Te desejo um feliz primeiro passo e parabéns antecipadamente por dar!

Queremos saber a sua opinião. Deixe seu comentário abaixo!

Camaleão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *