OS PERIGOS RELACIONADOS A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCAIS

OS PERIGOS RELACIONADOS A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCAIS

As redes socais sem dúvidas retratam uma grande evolução para nossos sistemas de comunicação, é muito bom você pode conversar com outras pessoas em qualquer lugar do mundo de maneira quase que instantânea e muitas vezes, aplicativos e redes socais conseguem fazer com que a gente se sinta próximo de pessoas que estão a quilômetros de distancia da gente. Contudo, como nem tudo são flores, existem também o lado negativo desse cenário, pois a medida que nos conectamos com pessoas que estão mais próximas de nós também estamos no afastando de pessoas que se encontram próximas da gente, sem contar no fato de que o uso exacerbado das redes socais tem sido responsável pelo desenvolvimento de transtornos de ansiedade e depressão, principalmente entre as pessoas mais jovens.

Outro ponto que não podemos deixar de destacar aqui para vocês diz respeito ao fato de que as mídias socais acabam se tornando palcos para que situações ruins aconteçam em consequência da ação de pessoas mau intencionadas, como é o caso do assédios, exposição, campanhas e discurso de ódio e até mesmo crimes virtuais mais graves, como estupros e incentivo ao suicídio de pessoas. Por isso, o ideal é que as pessoas conheçam mais a respeito do uso adequado desse espaço social virtual, de forma que não seja prejudicas e não prejudiquem outros. Além disso, as pessoas devem estar cientes de como agir diante de situações de violência e exposição em meios virtuais.

Vale a pena destacarmos aqui também que as redes socais se tornou um espaço aonde as pessoas se tornam alvos mais fáceis, não é incomum, hoje em dia, ouvirmos falar de alguma pessoa que acabou se relacionando com outra por meio das redes socais e que teve sérios prejuízos, pois existem muitas pessoas mau intencionadas por trás de perfis. Na maioria dos casos é muito comum que as vítimas sejam do sexo feminino, aonde geralmente o que era para ser um encontro ou um grande romance acaba se tornando um verdadeiro filme de terror, e por isso, as mulheres devem tomar muito cuidado com as pessoas com quem conversa de forma a não serem submetidas a uma situação de perigo.

Existem casos também de pessoas que acabam sofrendo consequências por crimes ou atitudes que elas não fizeram, hoje em dia, com a grande circulação de informações e dados pela internet muitas pessoas que cometem delitos acabam sendo expostas por meio dessas mídias, mas acontece que existem também os casos de fake news, aonde não há uma cultura de se aprofundar sobre as informações recebidas e isso pode causar graves danos na vida das pessoas que foram vítimas dessa situação. Já houve casos de pessoas que foram lixadas e até mesmo morta nas ruas devido a sua imagem está vinculada com alguma fake news.

Dessa forma, vamos deixar claro que as pessoas devem sempre procurar saber mais sobre as informações que recebem, até mesmo como uma forma de se esclarecer e se tornar mais consciente das ações que deseja tomar a partir delas. A saúde mental das pessoas não ficam de fora dos prejuízos causados pelas mídias, muitas pessoas acreditam que outras tem vidas perfeitas e que todo mundo está bem e as vezes isso agrava ainda mais a questão da depressão e da baixa autoestima, o ideal é que as pessoas estejam sempre cientes de que a vida real não pode ser baseada apenas em fotos sociais e que elas não devem se sentir inferiorizadas.

Camaleão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *