Reforma da previdência: O que muda na sua aposentadoria?

Reforma da previdência: O que muda na sua aposentadoria?

Olá pessoal, hoje traremos para vocês um assunto super atual e de suma importância que afeta diretamente a sua vida financeira. Isso mesmo, falaremos sobre a tão famosa reforma da previdência, mas o nosso foco principal aqui será destacar o que muda na aposentadoria com as medidas que foram tomadas.

Em primeiro lugar vamos destacar aqui para vocês alguns pontos importantes sobre a reforma da previdência. A reforma está sendo feita por meio de uma PEC, que ao contrário de um projeto de lei, não precisa que o presidente concorde com ela. Então esse projeto vem sendo elaborado e seu andamento foi concluído agora, em outubro de 2019.

Certo, até aqui entendido, mas o que muda com essa reforma em relação a nossa aposentadoria? Bem, a mudança ocorreu da seguinte forma: com as mudanças impostas, ficou decidido que os trabalhadores do sexo masculino só poderão se aposentar aos 65 anos de idade. Já as mulheres terão direito a aposentadorias ao completarem 62 anos. Isso é válido tanto para funcionário públicos, quanto para aqueles de empresas privadas. Além disso, é necessário que as mulheres tenham contribuído com um tempo de serviço de, no mínimo, 15 anos. Já para os homens esse tempo mínimo de contribuição é de 20 anos. Já os servidores de ambos os sexos tem como estabelecido um tempo de contribuição de, no mínimo, 25 anos.

Alguns profissionais que estão submetidos a condições mais nocivas de trabalho, como por exemplo, professores, policiais, mineradores, possuem algumas regras mais brandas, em relação a sua aposentadoria, pois estão expostos a agentes nocivos.

Para quem já está no mercado de trabalho foram dadas 5 opções de transição entre a antiga e a nova regra de aposentadoria, não vamos destacar somente quais são, nem vamos detalha-las para o post não fica muito extenso, você poderá procurar mais detalhes navegando em nosso site, pois teremos um post exclusivo para falar sobre essas opções.

Aos que irão ingressa no mercado de trabalho, existe somente a nova regra que entrou em vigor. Outro ponto que vamos destacar aqui também é com relação ao servidor público. O tempo que contribuição deles, como já citamos é de, no mínimo, 25 anos. Deste período, é importante destacar que o profissional deverá ter 10 anos atuando no serviço publico e pelo menos 5 anos atuando em seu cargo.

As exceções as regras são alguns profissionais e destacaremos aqui três exemplos para que vocês possam entender de maneira mais clara.

1 – Professores: Poderão se apostar a partir dos 60 anos, no caso dos homens, e com 57 anos, no caso das mulheres. O tempo de contribuição para ambos é de, no mínimo, 25 anos.

2 – Trabalhadores rurais: Nesse caso, é permitido para que os homens possam se aposentar a partir dos 60 anos, e as mulheres a partir dos 55 anos.

3 – Policiais: Poderão se aposentar aqueles que tiverem pelo menos 55 anos, ambos os sexos, mas que tenham como tempo de serviço um período de, no mínimo, 30 anos, sendo destes 25 anos de exercício na carreira.

Pois é pessoal, tentamos listar aqui alguns pontos de destaque sobre o que mudam em relação a sua aposentadoria, esperamos ter ajudado e ter sanado o máximo de dívida possível, um grande beijo e até a próxima.

Camaleão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *