Você sabe a importância da educação financeira na sua vida?

Você sabe a importância da educação financeira na sua vida?

Olá, no post de hoje taremos para você informações sobre a importância da educação financeira. Você sabe o que é? Sabe como ela pode lhe ajudar? Então a partir de hoje você saberá responder essas e outras perguntas a respeito desse assunto.

Primeiramente, vamos definir o que é educação financeira. De maneira geral, podemos classificar a educação financeira como um conjunto de práticas e atitudes que ajudam você a lhe dar melhor com seu dinheiro. Ela se faz por meio de dicas, que tem como objetivo melhorar sua relação com o seu dinheiro.

A ideia é que você possa passar o mês tranquilo e aprenda a ter controle sobre seus gastos, ou até mesmo, te ajuda a poupar aquela graninha para realizar aquele tão desejado projeto. Uma das principais vantagens da educação financeira está no fato de que ela diminui as atitudes negativas que prejudicam o seu orçamento no final do mês.

Dentre os vários benefícios que a educação financeira nos traz, destacaremos aqui alguns para que você possa entender de maneira mais clara a sua real importância em nosso dia a dia.

1 – Ela te livra de dividas. Isso mesmo! À medida que você aprende a lidar melhor com seu dinheiro, você também aprende a gasta-lo da melhor maneira possível. Uma consequência disso, é o fato de que você evita gastos desnecessários e evita até mesmo o consumo desenfreado, ao passo que você aprender a priorizar suas necessidades e a organizar sua vida financeira.

2 – Você consegue aproveitar melhor seu orçamento. Bom, na medida em que você organiza seus gastos, você começa a separar seus gastos e seu dinheiro e assim consegue ter uma visão mais ampla da sua situação financeira. Isso é importante porque você começa a analisar se vale realmente a pena investir em algum produto ou não. Isso melhora consideravelmente sua relação com sua poupança, pois você passa a investir em coisas que realmente valem a pena.

3 – Evita gastos desnecessários. Como já falei algumas vezes durante esse texto, a educação financeira te possibilita organizar seus gastos, como consequência disso, você consegue ter uma visão ampla da sua saúde financeira, consegue analisar se vale realmente a pena a compra ou não de um bem ou objeto. Como por exemplo, você quer muito comprar um telefone novo, mesmo que o seu esteja perfeitamente bem, vamos supor que você é uma dessas pessoas que ama tecnologia, então você sente vontade de trocar de telefone. Com seu conhecimento em educação financeira, você passa a analisar se realmente vale a pena pegar aquela grana que sobrou no mês e investir em um aparelho novo, ou se você considera melhor deixar o dinheiro guardado para uma situação emergencial, ou até mesmo juntar para aquela tão sonhada viagem de férias.

Bom, esses foram alguns dos benefícios que o conhecimento sobre finanças pode gerar na sua vida. O mais importante mesmo, é que a educação financeira pode te proporcionar qualidade de vida e, isso, pode evitar situações de stress e até mesmo prevenir que você fique no vermelho. Portanto, a educação financeira, pode além de melhorar sua relação com seu dinheiro, melhorar sua saúde física e mental, proporcionando para você uma boa qualidade de vida e um bem-estar maior.

Camaleão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *